Ano Novo Chinês: por que ele marca o início da primavera em fevereiro?

O Ano Novo Chinês marca o início da primavera e é celebrado entre janeiro e fevereiro. Descubra as tradições e festividades ao redor do mundo!
Ano Novo Chinês: por que ele marca o início da primavera em fevereiro?
Foto: Era Sideral / Direitos Reservados

O Ano Novo Chinês está ligado ao início da primavera e segue tanto o calendário solar quanto o lunar. No Zodíaco Chinês, o ano solar começa, geralmente, no dia 4 de fevereiro. Já o Ano Lunar tem início na segunda lua nova após o solstício de inverno no hemisfério Norte.

Em 2025, segundo o calendário gregoriano, o Ano Novo Chinês começará no dia 29 de janeiro, marcando a celebração do início da primavera. Essa festividade é uma das mais importantes para o povo chinês e suas comemorações podem durar vários dias. Em 2025, as celebrações vão de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, combinando as energias Yin da Lua e Yang do Sol.

O início da primavera e outras celebrações ao redor do mundo

Antes da Igreja Católica Romana definir as datas festivas cristãs, diversos povos pagãos já celebravam o início da primavera em fevereiro, período em que os dias começam a ficar mais longos do que as noites.

  • Nossa Senhora das Candeias: celebrada em 2 de fevereiro, essa festividade cristã foi adaptada a partir de celebrações pagãs relacionadas à luz.
  • Imbolc: festival celta em homenagem a Santa Brígida, ocorre tradicionalmente em 1º de fevereiro, entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera.
  • Holi, na Índia: conhecido como o festival das cores, marca a chegada da primavera entre fevereiro e março.
  • Festival da Lua Branca, na Mongólia: celebrado nos primeiros dias do primeiro mês lunar, ocorre entre janeiro e fevereiro.
  • Antestérias, na Grécia Antiga: festividade do mês de Anthesterión (fevereiro-março), marcava o início da primavera.
  • Festejos no Egito Antigo e na Babilônia: rituais para “expulsar” o inverno e celebrar a primavera ocorriam em fevereiro, assim como em Roma, onde esses eventos deram origem ao Carnaval.

A natureza anuncia a chegada da primavera

Em fevereiro, no hemisfério Norte, a natureza começa a se transformar:

  • O canto dos pássaros fica mais intenso com o retorno de aves migratórias.
  • Gatos e outros animais entram no período de acasalamento.
  • As primeiras plantas começam a brotar.
  • Animais que estavam em hibernação começam a despertar.
  • Os dias se tornam mais longos e as pessoas, naturalmente, mais animadas.

O equinócio e a tradição oriental

Para muitas culturas antigas, o equinócio de primavera era considerado o auge da estação, não o início, como convencionado pela Igreja Romana. Assim, diversas civilizações celebravam essa transição ao longo de fevereiro.

Povos orientais, menos influenciados pelas tradições cristãs, mantêm essas celebrações até hoje, associando o Ano Novo Chinês ao início da primavera entre janeiro e fevereiro.

Feliz Ano Novo Chinês da Serpente de Madeira! 🐍🎉

Suzana Mendes

Pratico Feng Shui e Astrologia Chinesa desde 2009. Sigo contribuindo para um mundo melhor fazendo consultas de Autoconhecimento e Feng Shui, para que mais pessoas possam florescer e prosperar.

Especialidades: Astrologia, Fengshui, Geobiologia, Iching, Nutricao, Radiestesia

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também