Imbolc: o despertar da natureza e a transição para a primavera

O Imbolc, Imbolg ou Oilmec é um festival gaélico que marca o início da primavera
Imbolc: o despertar da natureza e a transição para a primavera
Foto: Canva

O festival de Imbolc é celebrado no primeiro dia de fevereiro, comunidades que seguem tradições pagãs, particularmente na Irlanda, Escócia e Ilha de Man. Este evento marca o início da caminhada que fazemos do inverno para a primavera, entre o solstício de inverno e o equinócio da primavera. Embora não represente o início imediato da estação primaveril, ele simboliza a promessa de um novo ciclo para todos nós, uma celebração da renovação e do despertar da natureza.

Nos tempos antigos, o povo celta celebrava o Imbolc em homenagem à deusa Brígida, buscando sua bênção para as plantações e rebanhos. Com a cristianização, o festival evoluiu para honrar Santa Brígida, mantendo sua essência como um momento de transição e renovação.

O nascimento de algo novo

A expressão “Imbolc” ou “Imbolg” significa “na barriga”, uma alusão ao início do crescimento e desenvolvimento na natureza. A deusa Brígida, associada à criatividade, fertilidade, inspiração e cura, é sempre o foco central da celebração, onde o ideal é sintonizar-se com a energia de renovação que ela representa, ainda nos dias de hoje, no dia a dia. O festival da roda do ano destaca-se como uma oportunidade única que você tem, para a limpeza e o despertar espiritual. À medida que a vida surge na terra, esta fase simboliza um período propício para novas ideias e projetos florescerem também, durante os últimos meses do inverno.

Simbologia e objetos de celebração

A simbologia do festival inclui velas, sendo um excelente momento para celebrar à luz de velas ou decorar espaços com esses símbolos luminosos. O ato de acender velas além de criar uma atmosfera acolhedora, também representa a iluminação do caminho.

Outros elementos são relevantes e podem ser usados neste festival, como são os alimentos, cristais e plantas. Celebrações culinárias podem incluir a preparação de pão, vegetais de inverno, sementes, frutas secas, queijo e cordeiro sempre em festa e espírito de comunidade. A decoração da casa com flores, as primeiras a desabrochar na primavera, e a presença de plantas como manjericão, louro e eucalipto, podem ser usadas para decorar a festa. E por vezes faziam-se com palha fresca e pequenos talos de flor uma ‘boneca’ que representava a deusa.

Limpeza física e espiritual

O espírito de Imbolc envolve a limpeza física e espiritual. Você pode fazer uma limpeza literal na sua casa, doar o que não precisa ou não serve mais e realizar uma limpeza profunda no ambiente. Crie assim um espaço para um novo começo, alinhando-se com a energia de renovação e nova ordem, deste festival.

Assim, Imbolc não é apenas um momento para você celebrar, mas também para abraçar uma maior simplicidade na vida de você e iniciar um caminho para dentro, que poderá determinar como vai viver o verão e que bênçãos vai receber. Tire tempo para meditar, escrever em um diário ou aproveitar os dias mais longos com a presença do sol. Passe também mais tempo a usufruir da natureza, com os seus pensamentos e projetos, e reflita na essência deste período de transição, que você vai viver.

Carla Duarte

Há 30 anos, ajudo pessoas a se reconectarem com sua essência através do Tarot e do autoconhecimento, oferecendo consultas e formações inspiradoras para uma vida mais equilibrada e consciente.

Especialidades: Astrologia, Coaching, Meditação, Tarot

VER PERFIL AGENDAR CONSULTA

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também