Travessia: Milton Nascimento em uma jornada de superação e vontade de viver

Conheça a emblemática música 'Travessia' de Milton Nascimento, uma jornada emocional sobre superação e renascimento.
Travessia: Milton Nascimento em uma jornada de superação e vontade de viver
Foto: Milton nascimento / WikiCommons

Milton Nascimento é um renomado cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, conhecido pela voz ímpar e reconhecido mundialmente pela habilidade em misturar diversos gêneros musicais, como MPB, jazz e música folclórica brasileira. “Travessia” é uma das canções mais icônicas dele composta em parceria com Fernando Brant, lançada em 1967. A música também deu nome ao álbum de estreia do artista.

“Travessia” é uma reflexão sobre a perda que vem seguida de reconstrução, um percurso nada fácil de trilhar. Em determinados momentos da vida passamos por alguns dissabores. Na canção, notamos que logo no início, o sentimento forte de perda e solidão são intensos ao ponto do eu lírico não querer mais viver. Na frase: “Já não sonho, hoje faço / Com meu braço o meu viver” notamos a determinação de continuar a ver a vida com olhar de esperança sendo o protagonista do próprio caminho. Então, a meia volta é dada e é feita a escolha de continuar a caminhada e reconstruir a vida ao invés de ficar preso no pesar. A capacidade de se reinventar é uma lição tirada da canção e que serve de estímulo para o bom ânimo.

A espiritualidade é importante nesse processo de resiliência, independente da crença (ou falta dela) que cada um tem. “Travessia” é mais que uma canção, é esperança de viver.

Ademir Andrade

Curador musical, arte educador e misturador de sons apaixonado por música e imerso na criação de novos beats mesclando sons e ideias.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também