Prince: 1999 é um convite para viver intensamente

A canção "1999" é um convite atemporal para viver intensamente e valorizar as conexões humanas.
Prince: 1999 é um convite para viver intensamente
Foto: WikiCommons

Prince, cujo nome completo é Prince Rogers Nelson (Minneapolis, 7 de junho de 1958 – Chanhassen, 21 de abril de 2016) foi um dos músicos mais inovadores e influentes da história da música, se destacando pela habilidade como compositor, produtor e multi-instrumentista. Foram mais de 30 álbuns lançados ao longo da carreira, sempre com uma energia vibrante abordando  ampla variedade de temas nas músicas, como: amor, relacionamentos, sexualidade, identidade de gênero, espiritualidade, crítica social, felicidade e liberdade, refletindo sua complexidade como artista e sua visão de mundo.

Em 1982, a icônica música “1999” foi lançada como parte do álbum homônimo, marcando um momento importante na carreira de Prince. É uma mistura de rock, funk e pop com uma batida dançante acompanhada por arranjos de sintetizadores. A letra aborda a ideia de viver intensamente e aproveitar o momento, especialmente diante das incertezas do futuro.

A canção foi escrita na época da Guerra Fria, em que o mundo estava sob as ameaças de um conflito nuclear, o que gerava medo e fortes especulações sobre um apocalipse iminente.  Hoje nos deparamos com debates sobre mudanças climáticas, conflitos geopolíticos, desigualdade social, direitos humanos, entre outras pautas que geram ameaças para nossa existência.

A lição que “1999” traz é de viver o presente sem se abater por aflições geradas por especulações, celebrando a vida com alegria e positividade, pois está escrito no livro bíblico de Eclesiastes 1:4: “Uma geração vai, e outra geração vem, porém a terra para sempre permanece. Bora curtir esse som atemporal com bom ânimo e paz!

Ademir Andrade

Curador musical, arte educador e misturador de sons apaixonado por música e imerso na criação de novos beats mesclando sons e ideias.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também