Artigos
5 filmes que retratam Jesus Cristo de maneiras bem diferentes
A história de Jesus Cristo talvez seja uma das mais contadas e recontadas no cinema e na televisão mundiais. E não tomando apenas a Bíblia como fonte para roteiros que podem humanizar ou mitificar Jesus com a mesma propriedade.
Claro, produções como A Última Tentação de Cristo polemizaram quando do seu lançamento. E mesmo a versão de Mel Gibson, A Paixão de Cristo, repleta de excentricidades (digamos), gerou controvérsias na mesma proporção em que somou milhões e milhões de dólares nas bilheterias mundiais.
Se você se interessa pelo tema, quem sabe queira rever (ou ver pela primeira vez) alguns dos títulos da seleção de montamos a seguir. Confira:
O Rei dos Reis (1961)
Umas das versões mais populares para a vida de Jesus Cristo, aqui vivido por Jeffrey Hunter (Rastros de Ódio). Narra toda sua trajetória, desde o nascimento em Belém até a crucificação e posterior ressurreição. Produzido por Samuel Bronston (El Cid), dirigido por Nicholas Ray (Juventude Transviada), narrado por Orson Welles (Cidadão Kane) e musicado por de Miklos Rozsa (Ben-Hur).
Jesus Cristo Superstar (1973)
Através dos olhos de Judas Escariotes, o traidor de Jesus Cristo, acompanhamos a vida do Messias, dos seus dias de peregrinação à crucificação. Versão para o cinema do musical da Broadway, criado por Tim Rice e Andrew Lloyd Webber.
A Última Tentação de Cristo (1988)
Martin Scorsese trouxe para a tela sua versão da saga de Jesus Cristo, baseada no livro do escritor grego Nikos Kazantzaks. Ambas as obras polemizaram mundo afora, causando fortes reações da Igreja Católica que proibiu a exibição do filme em vários países, inclusive o Brasil. O filme vai mais pela linha anti-herói, com um Messias cheio de questionamentos, alguns pecados capitais e crises de poder.
A Paixão de Cristo (2004)
Mel Gibson co-produziu, co-escreveu e dirigiu esta versão para a saga de Jesus Cristo (Jim Caviezel), criando uma visão bem diferente de suas últimas doze horas de vida. Polêmico talvez seja a palavra que melhor o descreva, visto que o filme dividiu opiniões, mesmo tratando-se de um fenômeno mundial de bilheterias – incluindo o Brasil.
O Filho de Deus (2014)
Inspirado no sucesso da minissérie A Bíblia, traz sequências das filmagens originais antes nunca vistas e nova edição especial para a versão cinematográfica, A produção é de Roma Downey e Mark Burnett, também responsáveis pela série de 10 capítulos A Bíblia, campeã de audiência na televisão a cabo em 2013 nos EUA.
Rogério Victorino
Jornalista especializado em entretenimento. Adora filmes, séries, decora diálogos, faz imitações e curte trilhas sonoras. Se arriscou pelo turismo, estilo de vida e gastronomia.
VER PERFILISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Antes de continuar, esteja ciente de que o conteúdo discutido entre você e o profissional é estritamente confidencial. A Era Sideral não assume qualquer responsabilidade pela confidencialidade, segurança ou proteção do conteúdo discutido entre as partes. Ao clicar em CONTINUAR, você reconhece que tal interação é feita por sua própria conta e risco.
Aviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
5 filmes e séries que mostram o poder transformador de um professor
Cinco filmes e séries inspiradores mostram o poder de professores e mentores que transformam vidas com empatia, coragem e sabedoria.
5 séries sobre médicos que marcaram época e mostraram o poder da empatia na medicina
Cinco séries sobre médicos marcantes mostram o lado humano e ético da medicina, entre dilemas, empatia e desafios de salvar...
5 filmes que exploram a maternidade em suas formas mais intensas
Cinco filmes que exploram a maternidade sob diferentes perspectivas, revelando amor, dor, liberdade e renascimento em histórias comoventes.
5 filmes que exploram a paternidade em suas formas mais intensas
Cinco filmes comoventes que retratam a paternidade sob diferentes olhares, do amor incondicional aos conflitos e à redenção.



