Artigos
Apocalipse nos Trópicos investiga o avanço evangélico na política brasileira
Apocalipse nos Trópicos, novo documentário de Petra Costa, já está disponível na Netflix a partir de hoje (14/7). Após o sucesso de Democracia em Vertigem, indicado ao Oscar, a diretora retorna com uma investigação profunda sobre o impacto crescente da fé evangélica na política brasileira.
Narrado sob a perspectiva da própria cineasta, o filme examina como a influência de líderes religiosos moldou o cenário político do país nos últimos dez anos. A narrativa combina elementos históricos e atuais para mostrar como figuras evangélicas se tornaram peças-chave em decisões políticas de grande repercussão.
Com acesso inédito a personalidades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o televangelista Silas Malafaia, o documentário revela bastidores da política brasileira e mergulha em uma teologia apocalíptica que alimenta discursos de poder e dominação.
A produção, assinada por Petra Costa e Alessandra Orofino, estreou no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza e já passou por outros festivais internacionais. Assim como em Democracia em Vertigem, Costa combina um olhar poético à análise crítica, traçando em Apocalipse nos Trópicos um retrato de uma democracia fragilizada e sob constante ameaça.
Rogério Victorino
Jornalista especializado em entretenimento. Adora filmes, séries, decora diálogos, faz imitações e curte trilhas sonoras. Se arriscou pelo turismo, estilo de vida e gastronomia.
VER PERFILISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Antes de continuar, esteja ciente de que o conteúdo discutido entre você e o profissional é estritamente confidencial. A Era Sideral não assume qualquer responsabilidade pela confidencialidade, segurança ou proteção do conteúdo discutido entre as partes. Ao clicar em CONTINUAR, você reconhece que tal interação é feita por sua própria conta e risco.
Aviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Povos tradicionais pressionam COP30 por acesso direto a financiamento climático
Comunidades tradicionais exigem acesso direto a recursos climáticos e denunciam desigualdade no financiamento global destinado à natureza.
Orgulho LGBT: marcha no Rio inaugurava as paradas do orgulho no Brasil há 30 anos
Trinta anos após a marcha em Copacabana, relembre o ato que inaugurou as paradas do orgulho e mudou a história...
5 filmes e séries que mostram o poder transformador de um professor
Cinco filmes e séries inspiradores mostram o poder de professores e mentores que transformam vidas com empatia, coragem e sabedoria.
Marcha das mulheres negras volta a Brasília para exigir reparação e bem viver
Marcha das Mulheres Negras volta a Brasília para exigir políticas de reparação e bem viver, dez anos após o ato...



