Artigos
Quais os melhores tipos de orquídeas para cada ambiente?
A espécie epífita é uma das mais cobiçadas por seu perfume e é considerada a rainha do nordeste. Ela prefere ambientes com muita luminosidade e elevada umidade.Hoje continuaremos a falar das belas orquídeas, plantas ornamentais que trazem além da beleza de suas flores, uma energia de encantamento, leveza e aconchego ao seu ambiente. O reino “Povo em Pé” nos presenteia com um número enorme de espécies tanto no mundo quanto no Brasil.
Em meio a tantas opções o importante é escolher a que se adapta melhor ao seu ambiente. A luminosidade, temperatura e ventilação são fatores importantes para escolher qual melhor espécie para se cultivar. A maior parte das orquídeas gostam de bastante luminosidade, porém algumas não podem ficar expostas diretamente ao sol.
Devem receber luz a maior parte do dia, portanto locais que recebem luminosidade por mais tempo no dia são os mais adequados para cultivá-las de forma saudável. Outro fator importante é a ventilação, pois deve-se manter o ambiente com temperatura média.
A seguir dicas de algumas orquídeas e características:
Tipos de orquídeas para cada ambiente
Cattleya labiata
Conhecida como a rainha do nordeste, está orquídea da espécie epífita é uma das mais cobiçadas por seu perfume. Ela prefere ambientes com muita luminosidade e elevada umidade.
Cattleya walkeriana
Orquídea conhecida como feiticeira cresce em regiões próximas a rios e lagos, e é muito procurada por suas flores grandes e vibrantes. Ela prefere um clima mais quente, mas deve ser exposta à luz solar indireta e mantida em um ambiente ligeiramente úmido.
Vanda
Planta de raízes aéreas, portanto ideal para serem cultivadas de forma suspensa (penduradas). Necessitam das suas raízes arejadas e de ambiente mais úmido, sem exposição ao vento para não perder as folhas e bastante iluminação, porém sem luz direta do sol.
Dendrobium
Seu nome significa vida sobre as árvores, é uma epífita com estilo sofisticado fornecem um ar elegante à sua casa. Gostam de bastante luminosidade e rega sem exageros ideal para cultivá-las em vasos com frestas laterais.
Epidendrum
A orquídea nativa da América requer muita luz solar, mas é possível cultivá-la em locais com alta luminosidade. Existem diversas espécies, algumas terrestres e outras epífitas, mas ambas podem ser plantadas em vasos com substratos adequados para cada tipo de planta.
Cymbidium
Sua floração acontece entre outono e inverso, possui várias formas, cores e tamanhos. Diferentemente das outras orquídeas ela pode ser plantada diretamente na terra, aprecia sol direto ideal para deixar seu jardim encantador.
Mini orquídeas
Com diversos tipos de flores delicadas e especiais para arranjos, são mais sensíveis e necessitam menos rega. As raízes crescem rápido, portanto ideal trocar de vaso periodicamente para que ela se mantenha saudável e vistosa em seu ambiente.
Ludisia discolor
Conhecida como orquídea joia por suas belas folhas vermelhas e verdes ou como orquídea pipoca, por causa de suas flores pequenas e brancas, são terrestres e bastante resistentes. Cultivada em ambiente com sombreamento, substrato com boa drenagem e pouca rega. Ideal para plantar em vaso de barro ou plástico.
Patricia Caroano
Terapeuta integrativo utilizando técnicas complementares de cura natural como Fitoenergética, Cristaloterapia e Reiki. Mestra Reiki há mais de 20 anos, com atendimentos presenciais e cursos para formação no Reiki nível 1, 2, 3 e Mestrado, Psicóloga de formação, estudiosa da Sabedoria Ancestral (xamanismo) no Voz dos Elementos, Pós-Graduanda em Fitoterapia e Botânica.
VER PERFILISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Antes de continuar, esteja ciente de que o conteúdo discutido entre você e o profissional é estritamente confidencial. A Era Sideral não assume qualquer responsabilidade pela confidencialidade, segurança ou proteção do conteúdo discutido entre as partes. Ao clicar em CONTINUAR, você reconhece que tal interação é feita por sua própria conta e risco.
Aviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caruru: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Caruru: PANC ancestral rica em minerais e proteínas. Nutre o corpo e a alma, com usos medicinais, culinários e simbólicos.
Beldroega: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Beldroega oferece ômega-3 vegetal, antioxidantes e minerais essenciais. Nutre corpo, mente e espírito com sabor e vitalidade.
Taioba: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Taioba: folha nutritiva e versátil, rica em vitaminas, minerais e fibras.Saiba usos culinários, fitoterapia, fitoenergia e contraindicações.
Capuchinha: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Capuchinha (Tropaeolum majus) fortalece imunidade, alivia problemas respiratórios e reúne usos culinários e medicinais. Uso seguro.


