Artigos
Terrário ou Mini jardim? Conheça a diferença
Hoje voltaremos a falar um pouco mais sobre a vida do “Povo em Pé” ( nome dado pelo xamanismo ao reino vegetal), porém dessa vez ao estilo Terrários e Mini jardins!
Ambos os arranjos podem ser cultivados em casa em diversos tipos de recipientes. Os terrários são sempre fechados, já os terrários abertos não existem, são apenas conhecidos popularmente com esse nome, mas na verdade são considerados Mini jardins. Vamos então entender melhor a diferença entre os dois estilos.
Diferenças
Os terrários são feitos em recipientes de vidro fechado, eles são capazes de reproduzir um ecossistema para algumas espécies de plantas e seu ambiente fica bem próximo do natural, com a elaboração e rega na medida certa os terrários precisam de pouco manutenção e cuidados.
Já os mini jardins (popularmente conhecidos como terrários abertos), são arranjos que imitam jardins, são elaborados em recipientes abertos de diversos materiais como barro, cerâmica, vidro etc. Devem ter uma manutenção mais cuidadosa, pois as plantas ficam expostas sendo necessário prestar mais atenção a umidade do solo.
Terrários
São pequenas estufas que se podem cultivar espécies de plantas que crescem em climas úmidos e com sombra, pode ser elaborados em diversos tamanhos, porém é importante que o vidro utilizado seja de espessura mais grossa, pois a temperatura interna aumenta devido ao processo de desenvolvimento das plantas, que liberam alguns gases e nesse processo o vidro poderá rachar.
Nesse micro ecossistema as plantas captam a luz e realizam a fotossíntese, quando a temperatura aumentar o vaso irá transpirar e concentrar o vapor d’água. Como o ambiente não consegue absorver toda a água forma-se uma “chuvinha” dentro terrário. Esse processo é contínuo mantendo assim seu terrário vivo.
Aconselháveis plantas que se possuem as mesmas necessidades e que não crescem muito.
Exemplos: Musgos, Peperômia, Unha de gato, Fitônia (planta mosaico), Hera inglesa, Brilhantina, Bromélia Criptantus, Mini samambaia havaiana, Barba de Moisés, Planta confete, Ripsális, Alumínio, Lágrimas de bebê, Cróton.
Mini jardins
Um Mini jardim pode ser criado de diversas maneiras e em diferentes tipos de vaso. Para embelezar ainda mais esse ambiente você pode decorar com pedras, miniaturas (animais, casa, etc.) e outros objetos que desejar, crie sua arte! O mini jardim é um arranjo aberto, de preferência utilizar plantas pequenas como os cactos e suculentas, espécies coloridas e floridas fornecem um estilo mais alegre e charmoso no seu ambiente.
Patricia Caroano
Terapeuta integrativo utilizando técnicas complementares de cura natural como Fitoenergética, Cristaloterapia e Reiki. Mestra Reiki há mais de 20 anos, com atendimentos presenciais e cursos para formação no Reiki nível 1, 2, 3 e Mestrado, Psicóloga de formação, estudiosa da Sabedoria Ancestral (xamanismo) no Voz dos Elementos, Pós-Graduanda em Fitoterapia e Botânica.
VER PERFILISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Antes de continuar, esteja ciente de que o conteúdo discutido entre você e o profissional é estritamente confidencial. A Era Sideral não assume qualquer responsabilidade pela confidencialidade, segurança ou proteção do conteúdo discutido entre as partes. Ao clicar em CONTINUAR, você reconhece que tal interação é feita por sua própria conta e risco.
Aviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caruru: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Caruru: PANC ancestral rica em minerais e proteínas. Nutre o corpo e a alma, com usos medicinais, culinários e simbólicos.
Beldroega: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Beldroega oferece ômega-3 vegetal, antioxidantes e minerais essenciais. Nutre corpo, mente e espírito com sabor e vitalidade.
Taioba: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Taioba: folha nutritiva e versátil, rica em vitaminas, minerais e fibras.Saiba usos culinários, fitoterapia, fitoenergia e contraindicações.
Capuchinha: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Capuchinha (Tropaeolum majus) fortalece imunidade, alivia problemas respiratórios e reúne usos culinários e medicinais. Uso seguro.

