Artigos
Como manter suas orquídeas saudáveis?
Hoje destacaremos em nosso reino do Povo em Pé, as encantadoras Orquídeas, flores belíssimas e delicadas de diversas cores e formas que exigem cuidados especiais independente de sua espécie, e acredite, são muitas. Alguns cuidados básicos são extremamente importantes para a saúde e longa vida de suas orquídeas, confira abaixo:
Iluminação
As orquídeas gostam de ambientes iluminados, mesmos aquelas espécies que são de sombra, necessitam para seu bom desenvolvimento estar em contato com a luz uma parte do dia.
Substrato
O substrato deve simular o ambiente natural da planta, porém sempre de acordo com o tipo de vaso que irá utilizar. Os mais utilizados são: casca de pinos, lascas de madeiras, musgo, brita, fibra de coco e outros.
Tipos de Vasos
- Vaso de plástico pode deixar sua planta com excesso de água. Deixar escorrer toda água pelos furos da base.
- Vaso de barro – são mais indicados por serem porosos e drenam melhor a água.
- Vaso de madeira– além da beleza rústica é ideal para orquídeas epífitas que vivem em árvores, bem como os cestos vazados que permitem que suas raízes fiquem expostas favorecendo seu crescimento.
Rega
O excesso de água pode apodrecer as raízes, o ideal é tomar cuidado com a frequência que se coloca a água e não a quantidade. Em locais secos e quentes basta regar a cada dois dias, mas se estiver em local muito úmido e frio regar no máximo 2 vezes na semana. Sempre verificar se o substrato está seco antes de regar.
Adubação
Sempre mais indicado os adubos orgânicos (mistura de matérias de origem vegetal e animal), uma dica prática é utilizar esses adubos dentro de uma trouxinha e colocar no vaso, conforme a sua rega ele vai sendo liberado aos poucos no substrato. Exemplos de adubos orgânicos: Humos de minhoca, Bokashi, Farinha de osso, Bosta em lata e Torta de mamona.
Com esses cuidados e atenção suas orquídeas estarão sempre saudáveis e lindas, expandindo energias positivas para seu ambiente.
Patricia Caroano
Terapeuta integrativo utilizando técnicas complementares de cura natural como Fitoenergética, Cristaloterapia e Reiki. Mestra Reiki há mais de 20 anos, com atendimentos presenciais e cursos para formação no Reiki nível 1, 2, 3 e Mestrado, Psicóloga de formação, estudiosa da Sabedoria Ancestral (xamanismo) no Voz dos Elementos, Pós-Graduanda em Fitoterapia e Botânica.
VER PERFILISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Antes de continuar, esteja ciente de que o conteúdo discutido entre você e o profissional é estritamente confidencial. A Era Sideral não assume qualquer responsabilidade pela confidencialidade, segurança ou proteção do conteúdo discutido entre as partes. Ao clicar em CONTINUAR, você reconhece que tal interação é feita por sua própria conta e risco.
Aviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caruru: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Caruru: PANC ancestral rica em minerais e proteínas. Nutre o corpo e a alma, com usos medicinais, culinários e simbólicos.
Beldroega: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Beldroega oferece ômega-3 vegetal, antioxidantes e minerais essenciais. Nutre corpo, mente e espírito com sabor e vitalidade.
Taioba: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Taioba: folha nutritiva e versátil, rica em vitaminas, minerais e fibras.Saiba usos culinários, fitoterapia, fitoenergia e contraindicações.
Capuchinha: benefícios, usos medicinais e como utilizar no dia a dia
Capuchinha (Tropaeolum majus) fortalece imunidade, alivia problemas respiratórios e reúne usos culinários e medicinais. Uso seguro.

