6 dicas para manter suas suculentas saudáveis

Saiba como cuidar das suculentas de forma correta. Conheça as melhores práticas para regar e garantir a saúde dessas plantas encantadoras.
6 dicas para manter suas suculentas saudáveis
Foto: Canva

Hoje é dia de aprender quais são os principais cuidados que devemos ter para manter nossas delicadas e queridinhas suculentas saudáveis. Um pouco sobre essa espécie graciosa, do nosso “Povo em pé” (reino vegetal no xamanismo).

Mas o que são suculentas?

Suculenta: nome dado a todas as plantas que possuem a característica de armazenar água em suas folhas, caule e raízes o que as permitem sobreviver em ambientes mais secos. Suas folhas são mais grossinhas o que as tornam bem charmosas e delicadas. Os cactos também são considerados “suculentas” por armazenar líquido em seus tecidos, são da família das Cactáceas (cactaceae).

Alguns cuidados são essenciais para manter suas charmosas suculentas saudáveis e prontas para embelezar e energizar seu ambiente:

Regar o Vaso

Regar seu vaso somente quando a terra estiver totalmente seca. (utilizar um palito comprido para verificar a umidade da terra, pois às vezes a parte de cima pode estar seca e mais abaixo próximo da raiz úmido, mantenha o vaso sempre bem drenado para que as raízes não apodreçam.

Exposição ao Sol

Essas plantinhas gostam de sol então dê preferência a lugares bem iluminados como próximo às janelas ou em ambiente que possam receber pelo menos 4 horas de sol por dia.

Adubação

Fazer a adubação com adubo orgânico misturado no solo a cada 2 a 3 meses para mantê-las com os nutrientes necessários e não adoecer.

Prevenir Pragas

Para prevenir algumas pragas e doenças é necessário remover as folhas velhas e danificadas, manter terra do vaso sempre limpa e longe de outras plantas que estão adoecidas.

Poda

A poda das plantinhas também é importante para mantê-las saudáveis, para isso você pode retirar as folhinhas danificas ou velhas.

Proteção ao frio

Proteja as suculentas do frio intenso mantendo-as em lugares abrigados, porém fornecer luz do sol direta por algumas horas e evitar excesso de umidade no solo, ou seja, diminuir a rega. 

Com pequenos cuidados as suculentas estarão saudáveis e belas, prontas para iluminar, purificar e refrescar o ar e trazer boas energias a seu ambiente.   

Patricia Caroano

Terapeuta integrativo utilizando técnicas complementares de cura natural como Fitoenergética, Cristaloterapia e Reiki. Mestra Reiki há mais de 20 anos, com atendimentos presenciais e cursos para formação no Reiki nível 1, 2, 3 e Mestrado, Psicóloga de formação, estudiosa da Sabedoria Ancestral (xamanismo) no Voz dos Elementos, Pós-Graduanda em Fitoterapia e Botânica.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também