Brasil e Colômbia lançam programa de apoio a comunidades afrodescendentes

Brasil e Colômbia lançam programa na COP-16 para apoiar comunidades afrodescendentes com foco em biodiversidade e justiça social.
Brasil e Colômbia lançam programa de apoio a comunidades afrodescendentes
Foto: Agência Brasil / Joédson Alves

Os territórios de comunidades afrodescendentes no Brasil e na Colômbia contarão com um novo programa bilateral. A iniciativa foca na proteção fundiária, conservação da biodiversidade e promoção de sistemas agrícolas tradicionais. O lançamento oficial do Quilombo das Américas aconteceu ontem (21/10) em Cali, durante a COP-16. A Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, que começou em 21 de outubro, vai até 1º de novembro.

O Quilombo das Américas tem como objetivo fortalecer a identidade e a memória dessas comunidades. Além disso, o programa busca promover a cooperação entre Brasil e Colômbia. De acordo com o Ministério da Igualdade Racial, a proposta visa garantir o reconhecimento dos direitos dessas comunidades e preservar suas culturas. Portanto, o foco está na promoção da justiça social e racial.

Reconhecimento internacional

Paula Balduíno, diretora de Políticas para Quilombolas e Ciganos, explicou que Brasil e Colômbia destacaram o papel central dos povos afrodescendentes na implementação da Convenção da Diversidade Biológica. Ela anunciou a proposta durante uma sessão do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA). Na ocasião, a OEA aprovou por aclamação uma resolução sobre reconhecimento, justiça e desenvolvimento sustentável para comunidades quilombolas em toda a América.

A Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, conhecida como COP da biodiversidade, surgiu na ECO-92, no Rio de Janeiro. Esse tratado internacional consolidou-se como um dos principais acordos ambientais. Desde então, as metas vêm sendo revisadas periodicamente. Em 2023, os países-membros da ONU definiram 23 metas. Entre elas, estão a reversão da perda de biodiversidade, o uso sustentável da natureza e a distribuição justa dos benefícios dos recursos genéticos.

O evento de lançamento do Quilombo das Américas reuniu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez. De acordo com a Agência Brasil, o encontro, além de marcar o início de uma cooperação entre Brasil e Colômbia, reforça o apoio às comunidades afrodescendentes em suas lutas por direitos e pela preservação cultural.

Rogério Victorino

Jornalista especializado em entretenimento. Adora filmes, séries, decora diálogos, faz imitações e curte trilhas sonoras. Se arriscou pelo turismo, estilo de vida e gastronomia.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também