Papa Francisco publica sua 4ª encíclica

Nova encíclica do Papa Francisco sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, será publicada em 24 de outubro. Confira os detalhes!
Papa Francisco envia ajuda emergencial a Mianmar após terremoto devastador
Foto: Canva

Na próxima quinta-feira, 24 de outubro, o Papa Francisco publicará Dilexit nos, sua quarta encíclica, dedicada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O documento reúne reflexões de textos anteriores do magistério da Igreja e celebra o 350º aniversário da primeira aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em 1673.

Em um mundo marcado por guerras, desigualdades e crises de valores, o Papa Francisco nos convida a reorientar nosso olhar e retomar o que é essencial: o coração. Dilexit nos será publicada em um momento de grande desafio para a humanidade e traz uma mensagem de renovação e amor, centrada no Coração de Cristo.

O anúncio da encíclica

A encíclica foi anunciada em 5 de junho, durante uma audiência geral. Seu subtítulo é “Carta encíclica sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo. Francisco destacou seu desejo de que o documento ajude a Igreja a renovar-se e inspire o mundo a redescobrir o amor de Jesus pela humanidade. Além disso, o Papa ressaltou que o texto irá combinar ensinamentos das Sagradas Escrituras com documentos anteriores da Igreja.

O lançamento da encíclica coincide com as celebrações do 350º aniversário das aparições de Jesus a Santa Margarida. Em 1673, a jovem freira recebeu de Cristo a missão de espalhar o amor divino pelo mundo, especialmente pelos pecadores. A devoção ao Sagrado Coração se expandiu, e em 1856, o Papa Pio IX estendeu a festa a toda a Igreja.

A importância da devoção

A devoção ao Sagrado Coração sempre influenciou a espiritualidade cristã. Em 1956, a encíclica Haurietis aquas, de Pio XII, buscou reavivar esse culto em meio a uma crise. Anos mais tarde, em 2006, Bento XVI ressaltou que essa devoção é um dos pilares fundamentais do cristianismo, revelando o mistério do amor de Deus pela humanidade.

O vínculo de Francisco com o Sagrado Coração

O Papa Francisco sempre demonstrou uma profunda reverência ao Sagrado Coração de Jesus, especialmente em sua relação com os sacerdotes. Durante o Jubileu dos Sacerdotes, em 2016, Francisco enfatizou a importância de um coração misericordioso, semelhante ao de Jesus, que deve sempre estar voltado para os mais vulneráveis.

Pois, com o lançamento de Dilexit nos, Francisco adiciona mais uma encíclica ao seu pontificado, após Lumen fidei, Laudato si’ e Fratelli tutti. O novo documento será apresentado em uma coletiva de imprensa no Vaticano e transmitido ao vivo pelo canal do Vatican News no YouTube.

Rogério Victorino

Jornalista especializado em entretenimento. Adora filmes, séries, decora diálogos, faz imitações e curte trilhas sonoras. Se arriscou pelo turismo, estilo de vida e gastronomia.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também