Artigos
Espiritualidade, cultura e o tecido social
Pode parecer que mudou faz muitos anos, mas na verdade a Cultura continua firme e atuante no meio familiar, determinando comportamentos e organizando a vida de milhões de pessoas, o ecossistema e os investimentos. Sim, a Cultura representa o grande mapa social no qual como uma grande manada, as inúmeras famílias devem direcionar seus esforços e valores. Os poderes existem para assegurar que o caminho escolhido seja de comum acordo decidido entre a maioria. Dessa forma, e somente dessa forma, todo o grupo pode se beneficiar e se tornar maior e melhor que os demais grupos estrangeiros.
Com certeza você já conhece muito bem esse discurso. Ele é transmitido de geração em geração há séculos e formam a base de sustentação de muitas das sociedades modernas, mas é essa mensagem que a Espiritualidade comunica desde o inicio da jornada do homem na terra? E por falar nisso, a Espiritualidade em algum momento indica qual o modo de vida e qual o tipo de organização social é o desejado para a humanidade? Para esclarecer temos que contrapor algumas realidades contidas em algumas doutrinas apresentadas como base para a grande comunidade humana.
Primeiro temos a doutrina do HOMEM FORTE, o Pai rigoroso, aquele que determina, executa e apresentada sobre a Face enérgica de Deus, senhor de todos os exércitos celestes. Assim ela é representada de três formas:
• FORÇA → Doutrina do Medo/Aceitação
• STATUS → Doutrina da Prosperidade/Poder
• IMAGEM → Doutrina Supremacista
Dessa forma existe um eixo vertical onde a sociedade é vista em camadas, sendo que no topo residem aqueles que por mérito de suas ações, dinheiro e etnia, organizam a sociedade. Aos demais a sorte de poder existir no mesmo tempo e espaço, colaborando para a manutenção de um sistema seguro e que a muito governa a nação levando-a a excelentes patamares de produção.
Ok, agora veja como a Espiritualidade se exprime e orienta a partir de um eixo horizontal a partir da face amorosa, protetora e paciente de Deus, onde o BOM HOMEM tem reconhecimento pelo seu coração e zelo, não importando sua origem e posses, mas sua palavra. Vale ressaltar que em todos os povos é uma palavra promotora de união. Vejamos três correspondentes:
• HUMILDADE → Doutrina do Perdão/Reconciliação
• HUMANIDADE → Doutrina Social/Comunitária
• EMPATIA → Doutrina da Solidariedade/Inclusão
Não caia na história de dois mundos, um físico e outro espiritual e cada qual com sua governança. Valores são valores, mas eles não são capazes de promover felicidade e conforto se não possuir Virtudes. A humanidade vem tentando se deslocar desse eixo de baixa frequência e finalmente descortinar novos tempos de tecnologia e qualidade de vida. Se você se encontra entre esses bilhões de pessoas que se sentem ansiosas, calma. Comece um dia de cada vez, procure lembrar e apoiar apenas aqueles que agem dentro dessa mesma busca transformadora que eleva as pessoas acima de números e estáticas, mas a categoria de irmãos. Segundo Charles Chaplin:
“Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá”.
Sergio Bosco
Bacharel em Teologia pela PUC-SP com Extensão universitária em Doutrina social da Igreja pela Faculdade Dehoniana de Taubaté. Escritor, pesquisador e ensaísta.
VER PERFILISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Antes de continuar, esteja ciente de que o conteúdo discutido entre você e o profissional é estritamente confidencial. A Era Sideral não assume qualquer responsabilidade pela confidencialidade, segurança ou proteção do conteúdo discutido entre as partes. Ao clicar em CONTINUAR, você reconhece que tal interação é feita por sua própria conta e risco.
Aviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
O sono como tecnologia biológica de regeneração da consciência
Sono não é mero descanso: é uma tecnologia biológica que regenera a consciência, reconstrói sinapses e restaura a mente.
Floresta como economia: o papel da Amazônia na nova era verde
A bioeconomia amazônica combina saberes indígenas, conservação e inovação para transformar a floresta em potência verde e social.
Brasil recebe apoio de mais de 80 países para abandonar combustíveis fósseis na COP30
Brasil reúne apoio de mais de 80 países para construir um calendário global de abandono dos combustíveis fósseis durante a...
Pacto global para proteger manguezais ganha apoio de 46 governos
Quarenta e seis países assinam compromisso para restaurar 15 milhões de hectares de manguezais até 2030, fortalecendo ação climática.
