Espiritualidade, cultura e o tecido social

Lentamente os ensinamentos humanitários penetram o duro tecido social brasileiro, mas a que preço?
Espiritualidade, cultura e o tecido social
Foto: Canva

Pode parecer que mudou faz muitos anos, mas na verdade a Cultura continua firme e atuante no meio familiar, determinando comportamentos e organizando a vida de milhões de pessoas, o ecossistema e os investimentos. Sim, a Cultura representa o grande mapa social no qual como uma grande manada, as inúmeras famílias devem direcionar seus esforços e valores. Os poderes existem para assegurar que o caminho escolhido seja de comum acordo decidido entre a maioria. Dessa forma, e somente dessa forma, todo o grupo pode se beneficiar e se tornar maior e melhor que os demais grupos estrangeiros.

Com certeza você já conhece muito bem esse discurso. Ele é transmitido de geração em geração há séculos e formam a base de sustentação de muitas das sociedades modernas, mas é essa mensagem que a Espiritualidade comunica desde o inicio da jornada do homem na terra? E por falar nisso, a Espiritualidade em algum momento indica qual o modo de vida e qual o tipo de organização social é o desejado para a humanidade? Para esclarecer temos que contrapor algumas realidades contidas em algumas doutrinas apresentadas como base para a grande comunidade humana.

Primeiro temos a doutrina do HOMEM FORTE, o Pai rigoroso, aquele que determina, executa e apresentada sobre a Face enérgica de Deus, senhor de todos os exércitos celestes. Assim ela é representada de três formas:

• FORÇA → Doutrina do Medo/Aceitação
• STATUS → Doutrina da Prosperidade/Poder
• IMAGEM → Doutrina Supremacista

Dessa forma existe um eixo vertical onde a sociedade é vista em camadas, sendo que no topo residem aqueles que por mérito de suas ações, dinheiro e etnia, organizam a sociedade. Aos demais a sorte de poder existir no mesmo tempo e espaço, colaborando para a manutenção de um sistema seguro e que a muito governa a nação levando-a a excelentes patamares de produção.

Ok, agora veja como a Espiritualidade se exprime e orienta a partir de um eixo horizontal a partir da face amorosa, protetora e paciente de Deus, onde o BOM HOMEM tem reconhecimento pelo seu coração e zelo, não importando sua origem e posses, mas sua palavra. Vale ressaltar que em todos os povos é uma palavra promotora de união. Vejamos três correspondentes:

• HUMILDADE → Doutrina do Perdão/Reconciliação
• HUMANIDADE → Doutrina Social/Comunitária
• EMPATIA → Doutrina da Solidariedade/Inclusão

Não caia na história de dois mundos, um físico e outro espiritual e cada qual com sua governança. Valores são valores, mas eles não são capazes de promover felicidade e conforto se não possuir Virtudes. A humanidade vem tentando se deslocar desse eixo de baixa frequência e finalmente descortinar novos tempos de tecnologia e qualidade de vida. Se você se encontra entre esses bilhões de pessoas que se sentem ansiosas, calma. Comece um dia de cada vez, procure lembrar e apoiar apenas aqueles que agem dentro dessa mesma busca transformadora que eleva as pessoas acima de números e estáticas, mas a categoria de irmãos. Segundo Charles Chaplin:

“Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá”.

Sergio Bosco

Bacharel em Teologia pela PUC-SP com Extensão universitária em Doutrina social da Igreja pela Faculdade Dehoniana de Taubaté. Escritor, pesquisador e ensaísta.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também