Metafísica da Saúde: A linguagem dos sintomas

Decodificando a linguagem do corpo: A metafísica da saúde revela o equilíbrio entre saúde e emoções na jornada da vida.
Metafísica da Saúde: A linguagem dos sintomas
Foto: Canva

A vida fala-nos em muitas linguagens e os sintomas são uma delas. Algumas doenças que afetam o organismo têm causa orgânica conforme a ciência aponta. Mas a metafísica da saúde observa que a maioria das doenças ou azares que nos “acontecem” têm origem em conflitos emocionais.

Na visão metafísica, o corpo retrata e reflete os nossos padrões energéticos, mentais e emocionais e, em última análise, qualquer patologia, dor ou bloqueio só se instala no corpo físico em decorrência de um desequilíbrio de um dos padrões acima citados.

O corpo é um sensor que mostra a forma como lidamos com os acontecimentos. Cada parte do nosso corpo reflete uma emoção e os distúrbios que ocorrem no organismo, sejam sintomas leves ou doenças, têm origem no tipo de atitude interior mantida diante das situações da vida.

Postura Mental vs Postura Física

linguagem dos sintomas traduz mensagens do corpo para sinalizar que algo não vai bem connosco. É então a postura da pessoa que determina a saúde do corpo ou desencadeia as doenças que afetam o organismo. De acordo com o órgão afetado e o tipo de alteração que ele apresenta, o corpo revela como a pessoa se encontra na área da vida que se correlaciona com ele.

Observando e interpretando o seu comportamento, pode-se ter uma noção da sua vulnerabilidade a determinada doença ou, pelo contrário, do fortalecimento de um determinado órgão ou sistema.

Confira aqui alguns sintomas de diagnóstico geral:

  • Pele amarelada: indica possíveis disfunções do fígado e vesícula biliar, como no caso da icterícia.
  • Pele cinza-azulada: indica fragilidade ou dificuldade do fígado e pâncreas para executarem suas funções.
  • Pele muito vermelha: possíveis disfunções cardíacas e respiratórias como na expansão capilar nas faces, ou pressão sanguínea anormal.
  • Mãos e pés frios: excesso de açúcar, frutas e bebidas geladas. Desordens digestivas e de eliminação, bem como do sistema nervoso.
  • Inchaço generalizado de pés e mãos: ingestão excessiva de líquido, gordura, especialmente causado por frutas, sumos e laticínios. Desordens no aparelho circulatório e reprodutor.

Exemplos de doenças que podem ser tratadas através desta visão:

  • Articulações: Dificuldade em aceitar a vida com as suas atribulações e mudanças repentinas, deve aprender a ser mais flexível.
  • Artrite: pessoas com esse tipo de inflamação são as que, muitas vezes, perdem tempo a questionar os porquês das atitudes dos outros;
  • Boca: a garganta simboliza a expressão e criatividade. É o canal de saída daquilo que pensamos. Portanto, se algo o impede de falar, se o que tenta expressar não é compreendido ou o que o incomoda não pode ser dito, a sua garganta poderá responder com uma inflamação;
  • Bronquite: ocorre em famílias conflituosas e inconstantes. Tanto o ambiente está em paz como em tensão, com emoções desequilibradas. Quando a desarmonia conjugal é grande, os membros da família podem passar a ter problemas respiratórios.
  • Diabetes: acumulação de golpes contínuos, amor perdido, frustrações financeiras, traições. A pessoa apega-se áquilo que já passou porque, inconscientemente, tem dificuldade com as perdas.
  • Insónia: sintoma de uma preocupação exagerada com o futuro, é o medo de estar errado em algo e a incerteza de que, de uma forma ou de outra, tudo se resolverá.
  • Prisão de Vente: representa a eliminação final de substâncias desnecessárias ao organismo. Se alimentamos na mente algo do passado, não criamos espaço para que coisas e fatos novos entrem na nossa vida. Mostra dificuldade em libertar o que já não interessa.

Paula Duarte

Professora de Yoga e Meditação, Terapeuta e Consultora de bem-estar feminino, especializada no acompanhamento de mulheres maduras e saúde integral. Fundadora do Tao - Centro de Yoga e Bem-Estar.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também