Feng Shui: a arte de captar a energia positiva

O Feng Shui é uma arte milenar que estuda a influência das energias dos ambientes no bem-estar das pessoas
Feng Shui: a arte de captar a energia positiva
Foto: Canva

O que é Feng Shui? Explicando de uma forma simples, Feng Shui é um conhecimento milenar que gerencia as energias positivas dos espaços para nutrir, potenciar e alavancar a energia pessoal.

A energia do ambiente tem um impacto de 1/3 na sua vida, quando a energia do ambiente não é favorável perde-se 1/3 de vitalidade, prosperidade, abundância, saúde e/ou amor. Usando o Feng Shui pode-se garantir 1/3 de mais dinheiro, de mais saúde, de mais harmonia, de mais sucesso. E é por isso que o Feng Shui é uma ferramenta poderosa que alavanca, protege, potencia, nutre várias áreas da vida humana.

Da British Airlines à Air France, a empresas de beleza como a Body Shop, de refrigerantes como a Coca-Cola ou cadeias de hotéis como a Marriott, usam Feng Shui para ter mais sucesso. Há ainda universidades, como a de Westminster, no Reino Unido, ou mesmo o Serviço Nacional de Saúde britânico que usam o Feng Shui para criar ambientes que potenciem o sucesso acadêmico ou a saúde coletiva. Steven Spielberg, Johnny Depp, Ophra e tantas outras pessoas famosas usam o Feng Shui como aliado nas suas vidas.

Neste artigo apresento algumas “dicas” gerais sobre como o Feng Shui influencia sua vida e como, com algumas noções muito simples, pode melhorar a qualidade da energia do ambiente onde vive.

Espelhos no Feng Shui

Fala-se muito de espelhos em Feng Shui. Os espelhos são objetos que tanto podem ser benéficos como prejudiciais, dependendo da sua localização.

Localizações gerais em que não é recomendável ter espelhos:

  • De frente para a porta de entrada pois a energia que entra é refletida de volta, e assim os seus habitantes terão mais dificuldades em vingar em várias áreas da sua vida.
  • A refletir as camas é comum ter guarda-roupas espelhados para dar amplitude aos quartos, mas não é recomendável que os espelhos reflitam a cama pois vão multiplicar os movimentos ativando a energia de um espaço que convém que seja calmo, ou seja, vai perturbar o seu descanso. Quando reflete camas de casais potencia também o adultério.
  • A refletir secretárias de trabalho ou estudo, pois vai multiplicar o trabalho e os estudos, aumentando a pressão e as quantidade de horas dedicadas a estas tarefas.

Locais benéficos para colocar os espelhos:

  • A refletir a mesa de jantar pois vai multiplicar a comida e trazer abundância.
  • A refletir algo belo, como uma janela que dá para um jardim com árvores, ou locais da casa que você goste muito para multiplicar vida e beleza.

Cores no Feng Shui

As cores são muito importantes em Feng Shui pois cada cor ativa uma determinada energia. Por exemplo, o excesso de cor branca, potencia a crítica, a frieza de sentimentos (medo de se relacionar intimamente) e racionalidade. Para pessoas perfeccionistas ou excessivamente racionalistas é altamente prejudicial que tenham uma casa toda branca, pois potencia extremismos como síndrome de TOC (transtorno obsessivo compulsivo) ou falta de conexão com a linguagem do coração, que é a intuição.

  • Amarelo: O amarelo uma cor que traz a energia de lar, aconchego e cuidado, mas em excesso abre o apetite e não é recomendável para pessoas que são “boa boca” ou diabéticos. Pode-se dizer que é uma cor que engorda.
  • Laranja: O laranja uma cor que estimula o optimismo, é uma cor do elemento Fogo e por isso ajuda as pessoas mais inseguras a tomar decisões e a entrar em ação.
  • Vermelho: O vermelho também tem uma energia do elemento Fogo e potencia a paixão pela vida e a alegria, mas como acelera o ritmo cardíaco é preciso ter muito cuidado com a quantidade e os locais onde se usa. Por exemplo, num quarto pode ajudar para uma sexualidade mais apaixonada, mas por outro lado, perturba o sono. Em determinados locais da casa, o vermelho pode potenciar discussões e hiperatividade. Por isso convém não exagerar na sua quantidade.
  • Azul: O azul uma boa cor para diminuir o apetite.
  • Verde: O verde é uma cor que ativa a criatividade, a força de vontade e os estudos. Mas em determinados locais da casa pode provocar tensão, irritabilidade, raiva e problemas nos joelhos.

Estes são alguns exemplos das energias que as cores potenciam, mas como cada casa é um caso, é necessário fazer-se um estudo do espaço para poder usa-las de forma a que beneficiem as pessoas que habitam ou trabalham nesses espaços.

Banheiros no Feng Shui

Os banheiros são locais onde há perda de energia. Nas sociedades modernas valorizam-se muito os banheiros , mas ter muitos banheiros vai drenar a energia da família, gerando cansaço, perdas financeiras, perdas de vitalidade.

Há locais em que é de evitar ter banheiros, são eles no centro da casa, pois vai gerar instabilidade e potenciar falências, divórcios e doenças. Salvo raras exceções, é de evitar ter banheiros a Sul e a Sudoeste. A Sul ataca a reputação e a alegria e a Sudoeste provoca “lama” nas relações e pode também afetar a saúde feminina (útero) e provocar pedra nos rins. Se tiver banheiro a Sul, use plantas e se tiver um banheiro a Sudoeste use peças de Metal, cor branca ou cinza para minimizar o impacto negativo.

Organização no Feng Shui

A organização do seu espaço é fundamental para a organização da sua mente. Há momentos em que a casa tem locais desarrumados, mas não tem problema se for enquanto arruma, ou cozinha ou quando as crianças brincam. Mas uma casa sempre desarrumada é indicador claro de desequilíbrios psicológicos e emocionais. Antes de fazer uma visita para consulta de Feng Shui digo sempre aos meus clientes para deixarem a casa tal e qual como a têm normalmente, e quando há caos, há depressão, ansiedade e outras patologias.

A forma como organiza a sua casa diz muito de você e tem um impacto incrível na sua vida em geral. Por exemplo, se guarda fotografias do seu ex-marido/mulher ou ex-namorados/as na parte de cima de um armário, vai ter dificuldades em ter uma nova relação.Se tem gavetas da cozinha sujas e cheias de coisas que você não usa, vai ter mais dificuldades financeiras. Se o seu hall de entrada é escuro e cheio de coisas que impedem a passagem, vai ter menos oportunidades ou “sorte” na vida.

Lembre-se, sua casa, mesmo que seja alugada, é um espelho de si e das suas aspirações. Donald Walsch diz que “o Universo é uma gigantesca máquina fotocopiadora”, que mensagens está a enviando ao Universo para fotocopiar?

Exteriores no Feng Shui

O exterior da casa é muito importante em Feng Shui, quando o exterior não está em equilíbrio, a energia da casa fica comprometida. Por exemplo, não é favorável que a entrada da casa seja a descer (num terreno em declive, em que a parte de trás desce) há perda de energia e provoca falta de estrutura nas pessoas que habitam essa casa.

Salvo raríssimas excepções não é recomendável ter um cemitério perto de casa, principalmente à frente da casa. É também de evitar viver em cima de funerárias e muito perto de hospitais.

Os cursos de água têm um impacto incrível na prosperidade e na saúde, por exemplo, se procura casa, entre 2024 e 2044 não é favorável ter um rio a passar a Sul do imóvel pois vai afetar negativamente a sua saúde e estabilidade. Neste período de tempo é muito favorável ter um rio a Norte do imóvel pois vai contribuir para a sua prosperidade. O mesmo se aplica, se houver uma piscina, uma fonte e até a uma estrada movimentada.

Espero que estas simples dicas lhe ajudem a compreender melhor esse poder e impacto que o Feng Shui pode exercer em sua vida.

Suzana Mendes

Pratico Feng Shui e Astrologia Chinesa desde 2009. Sigo contribuindo para um mundo melhor fazendo consultas de Autoconhecimento e Feng Shui, para que mais pessoas possam florescer e prosperar.

Especialidades: Astrologia, Fengshui, Geobiologia, Iching, Nutricao, Radiestesia

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também