Reiki: Sistema de Cura Natural

Descubra o poder transformador do Reiki. Conheça seus benefícios para equilibrar o físico, mental e emocional através do ajuste energético.
Reiki: Sistema de Cura Natural
Foto: Canva

Reiki é uma energia transformadora de alta frequência. A energia possui vibrações energéticas diferenciadas, mas cada uma dessas vibrações tem por objetivo promover o equilíbrio do físico, mental, emocional e energético.

É uma técnica terapêutica integrativa que canaliza a energia do todo (energia que nos permeia) e possibilita o reajuste, limpeza e equilíbrio energético em nosso corpo, passando por todas as camadas e vórtices energéticos e  também pelo corpo físico, mental e emocional .

Essa energia que é canalizada pela pessoa (iniciada) junto com a sua energia Vital (Ki) e é transmitida ao outro por meio de imposição de mãos. Esse processo envolve técnicas de aplicação e símbolos com funções específicas.

Significado da palavra Reiki:

“Reiki” (palavra de origem japonesa)

Rei – Energia Vital do universo

Ki – Energia vital que flui através de todo ser vivo.

Como surgiu esse Sistema de Cura Natural?

Sistema descoberto pelo monge Mikao Usui em 1922 enquanto meditava por 21 dias no Monte Kurama. Através de meditações e orações Usui teve insights e clarificação sobre como utilizar e canalizar essa energia tão transformadora e benéfica. Esse conhecimento o levou a aplicar o Reiki nas pessoas em diversas situações.

Em abril de 1922 Usui fundou em Tóquio o Usui Reiki Ryoho Gakkai, que significa “Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui” e deu sequencia em seu trabalho de tratamento e treinamento.

Antes de sua morte um médico chamado Chujiro Hayashi o auxiliou a desenvolver técnicas específicas para que a aplicação de Reiki se tornasse mais prática que o habitual. Posteriormente à morte de Usui, Chujiro fundou sua própria clínica e continuou aplicando Reiki nas pessoas e também desenvolveu aulas de treinamento.

Ele treinou a Hawayo Takata uma norte americana que se tornou Mestra em Reiki e fundou algumas clínicas no Havaí. Seu trabalho foi um marco na difusão do Reiki no ocidente, iniciou os primeiros 22 mestres que se espalharam pelo mundo e levaram essa técnica de cura natural em diversos continentes.

Entendendo o conceito de Energia:

Todo o corpo produz, consome e irradia essa energia, somos tanto receptores como transmissores de eletricidade.

Para o corpo manter um fluxo constante dessa energia é necessário consumir energia de outras fontes, da mesma forma ocorre com toda a matéria, que necessita de outras matérias para receber energia. Toda matéria seja um corpo, planta ou pedra contém uma carga energética, que quando necessária são feitas novas associações adequadas ou não. Ex. Glicose e Sacarose, ambas são detentoras de um potencial energético, mas apenas a glicose pertence ao grupo de alta frequência energética natural para o desenvolvimento do organismo, não deixando resíduos tóxicos.

O mesmo acontece com a energia Reiki, que é uma técnica de transmissão de carga energética que estabelece a função natural do organismo. Sendo assim, podemos agora compreender mais claramente o que é REIKI:

REI: é o princípio natural da energia vital equilibradora que rege todos os indivíduos (estruturas atômicas). Reequilibra suas cargas energéticas que quando desestruturadas causam os principais fatores que geram um grande número de patologias.

KI: é uma grande energia vital motriz que existe dentro de nós.

Sendo o REI um princípio da união da matéria que a organiza através da sua energia, o KI nada mais é do que um realinhamento, uma releitura das funções naturais do indivíduo, pois nossa mente exerce poder preponderante sobre a energia podendo ou não causar um desequilíbrio energético e físico.

A energia Reiki é pura e sem polaridades é energia de construção e equilíbrio que não vive nos mesmos preceitos, conceitos e ilusões que nós vivemos, por isso ela se mantém intacta, pura. Essa energia, portanto é livre de dogmas,  crenças e qualquer outra doutrina.

É essa energia REI (vital universal) que nos é fornecida para estruturarmos e direcionarmos cada estrutura energética individual, equilibrando assim a mente e o corpo e mantendo intacto o nosso poder de energia individual KI. 

Utilização do Reiki:

O Reiki pode e é utilizado tanto em organismos vivos como inanimados, harmonizando e equilibrando componentes vitais. Pode-se utilizá-lo para:

  • Autoconhecimento, autocontrole, equilibrar o campo energético e centros energéticos e o fluxo de energia destes e amplia nossa percepção e intuição.
  • Propicia um bom funcionamento físico, auxiliando na limpeza e equilíbrio do organismo tornando-o mais saudável.
  • Contribui para o reconhecimento dos problemas psicossomáticos ajudando a entendê-los e solucioná-los, gerando assim uma nova consciência, livre de medos, de traumas, e baixa autoestima.
  • Pode ser utilizado na limpeza energética de pessoas, de objetos, animais e ambientes.
  • Trabalha na amplificação da intuição e capacitação extra-sensoriais.
  • Transforma energias inferiores em padrões elevados.
  • Relaxamento neurológico profundo.
  • Ativação do sistema imunológico.
  • Limpeza dos meridianos.
  • Limpeza dos chakras.
  • Reestruturação do campo eletromagnético.
  • Equilíbrio emocional.
  • Percepção da origem de padrões.

Reconhecimento na área da Saúde

A técnica Reiki foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2007 como auxiliar no tratamento da dor e em 2017 foi introduzida como terapia integrativa e complementar e passou a ser utilizada na população no SUS (Sistema Único de Saúde). Também em São Paulo o Hospital Sírio-Libanês possui uma equipe de Cuidados Integrativos a qual oferece aos pacientes a aplicação do Reiki.

Técnica Reki - Sistema de Cura Natural

Foto: Canva

Como se tornar um Reikiano?

O processo acontece por meio de iniciações divididas em três níveis e mais o Mestrado para quem sentir esse chamado para ensinar e iniciar outras pessoas.

Níveis da Iniciação do Reiki:

REIKI 1 – SHODEN (O despertar): A atuação do nível I trabalha mais a nível físico, através de uma depuração dos chakras, trazendo assim mais equilíbrio, paz e condição saudável.

REIKI 2 – OKUDEN (A Transformação): Ocorre uma mudança intensa no Reikiano, pois se amplia sua energia e sua atuação da técnica. Nesse processo o Reikiano recebe e está apto a ativar os símbolos que quebram as barreiras do tempo e espaço, alteram padrões de pensamento, e transmutam energias, tratando assim todos os corpos energéticos e todas as circunstâncias (passado, presente e futuro).

Atua de forma eficaz no plano emocional e mental, modificando através dos símbolos padrões de pensamentos, trazendo assim sentimentos saudáveis e construtivos e nos aproximando cada vez mais do nossa essência consciente.

REIKI 3 –SHINPIDEN ( Ensinamentos Misteriosos): O Reiki III é conhecido como o Reiki do Mestre Interior é o nível da consciência e da realização. Esse nível trabalha com uma frequência energética alta, amplificando seu potencial na canalização energética. O nível III traz aumento de sensibilidade, visualização das verdades e ligação com o “Eu Superior” (nível de consciência).

Através dessa iniciação entramos em contato com um símbolo que ampliará fortemente a energia Reiki. Este símbolo chamado DAI KOO MYO ajudará o Reikiano a realizar de uma forma mais profunda e sutil as mudanças necessárias em cada um de nós.

  • Reiki do Mestre Interior é o nível da Consciência e da Realização.
  • Trabalha com frequência energética alta potencializando a canalização da energia.
  • Símbolo DAÍ KOO MYO.
  • Interação de campos energéticos.
  • Expansão da Consciência.
  • Aumento de sensibilidade, visualização das verdades e ligação com o “Eu Superior” (nível de consciência).
  • Enxergar além das máscaras do Ego.
  • Dissolver armadura construída pelo inconsciente.
  • Desvincular dos sentimentos de raiva, mágoa, ciúme, inveja, etc.
  • Busca do crescimento pessoal.
  • Modifica padrões de pensamentos.
  • Programações mentais a nível consciente e inconsciente.
  • Auto tratamento buscando equilíbrio dos chackas energéticos.

REIKI 4 – (Mestrado): Esse nível é avançado e também é conhecido como nível 3B. O Reikiano irá aprofundar seus conhecimentos e habilidades para que possa estar apto a habilitar e iniciar novas pessoas na técnica Reiki. Receberá instruções de ensino e método para as iniciações em todos os níveis.

Sejam bem vindos a esse espaço!

Patricia Caroano

Terapeuta integrativo utilizando técnicas complementares de cura natural como Fitoenergética, Cristaloterapia e Reiki. Mestra Reiki há mais de 20 anos, com atendimentos presenciais e cursos para formação no Reiki nível 1, 2, 3 e Mestrado, Psicóloga de formação, estudiosa da Sabedoria Ancestral (xamanismo) no Voz dos Elementos, Pós-Graduanda em Fitoterapia e Botânica.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também